Como Desenvolver o Autoconhecimento na Prática / Buckwheater | Autodidatismo & Carreira

SLIDESHOW

Como Desenvolver o Autoconhecimento na Prática

Guia para trabalhar seu autoconhecimento a favor do seu desenvolvimento pessoal 


mulher contemplando o deserto enquanto medita
Foto de Patrick Schneider na Unsplash


O autoconhecimento te permite compreender seus pontos fortes e fracos, potencialidades e fragilidades é fundamental para direcionar suas ações alinhadas ao propósito de vida. 

E o que é o seu propósito? Pode ser definido como a sua razão pra viver, as suas maiores aspirações. O propósito é baseado nos desejos ancorados em valores, crenças e experiências, refletindo em seu mindset. Isso explica as diferentes perspectivas entre aqueles que pensam pequeno e os que pensam grande.

Investir no autoconhecimento é valorizar sua individualidade, elevar seu valor pessoal, permitindo que você o transmita ao mundo. Como poderia comunicar ao mundo quem você é se não o conhece verdadeiramente?

Ter um alto grau de autoconhecimento oferece uma visão clara do mundo e promove uma vida mais tranquila, conforme preconizava Sócrates: "conheça-te a ti mesmo". Com sabedoria, aprendemos a lidar melhor com situações cotidianas, desenvolvendo maturidade.

Descobrir mais sobre si mesmo é como a explorar novas terras; é necessário navegar e experimentar. 


1. Diversifique sua Experiência Online:

Resete o algoritmo e explore conteúdos de criadores diferentes. Busque ver vídeos e matérias de outros criadores que sejam fora da sua bolha. 

Essa atividade é menos desafiadora porque assim você consegue entrar em contato com novas ideias sem a barreira de fazer novas amizades e perder a timidez. Temos uma grande tendência de consumir mais do mesmo porque, é conveniente para o algoritmo. Se você vê sempre vídeos de moda, vai aparecer sempre novos vídeos de moda, porque é um assunto do seu interesse. Só que, você não vai aprender mais permanecendo na zona de conforto. 

Se você sabe outro idioma, pesquise conteúdos em inglês ou espanhol, porque assim você vai ter contato com ideias de culturas diferentes sem sequer precisar sair do país.  E isso faz muita diferença porque o fator cultural é muito marcante na formação das ideias das pessoas.

2. Leia Mais 

livros à venda na rua em uma banca de jornais
Foto de Rebecca Hausner na Unsplash

Explore gêneros literários diversos, e busque sair da sua zona de conforto . Se você tem o costume de ler apenas livros técnicos ou de autoajuda, dê a chance a um romance, crônica, etc. Ler autobiografias para conhecer a trajetória de outras pessoas e se inspirar é uma boa opção também. 


E como estamos falando de autoconhecimento, e ideias, não poderia deixar de te recomendar livros filosóficos. São livros que vão fazer você pensar com um grau maior de profundidade. Uma recomendação são os livros da coleção " Grandes Obras do Pensamento Universal". 

Esta coleção tem mais de 30 livros de grandes pensadores da humanidade.
Você pode conferir a lista completa da coleção e adquirir os livros com frete grátis neste link. Eu pessoalmente não li todos os livros, mas os que eu li e absorvi boas ideias foram Assim Falava Zaratustra, de Nietzsche, e Investigação Sobre o Entendimento Humano, de David Hume. 


Desenvolver senso crítico ao ler é crucial para aplicar ideias ao contexto pessoal. Não tome tudo que você lê como verdade absoluta, tenha a mente aberta para conhecer novas ideias, mas tenha o senso de discernimento de saber o que você pode aplicar na sua vida. 

3. Converse com Pessoas e Esteja mais Presente no Mundo Real. 

Essa espontaneidade e aleatoriedade das conversas no mundo real faz com que cheguemos a conversar sobre diversos assuntos e compartilhemos as nossas descobertas em um fluxo mais intenso do que seria por exemplo, por mensagem de texto, porque quando estamos mandando mensagem de texto, geralmente estamos fazendo outras coisas ao mesmo tempo e não é algo instantâneo de certa forma, porque vamos pensar, é perfeitamente normal respondermos uma mensagem de texto após vinte minutos, mas seria extremamente estranho se uma pessoa que está na nossa frente fizesse a mesma pergunta e nós ficássemos vinte minutos em silêncio e só depois respondêssemos. Entendeu? 

O autoconhecimento precisa da consciência sobre nós e o mundo a nossa volta. Nossa geração passa muito tempo imersa na própria bolha e acabamos perdendo a consciência do que está acontecendo ao nosso redor.  E principalmente quando estamos online, isso abre portas para que a gente fique viajando muito na maionese. Por exemplo, você abre o computador para fazer uma pesquisa para a faculdade, e aí do nada está vendo uma notícia aleatória, e cai em algum teste aleatório do Buzzfeed sobre " que tipo de salgado você seria". 

Busque deixar a sua mente livre por alguns momentos para novas ideias. Tente estudar sem música, comer sem mexer no celular ou assistir TV, e fazer uma tarefa de cada vez. 

4. Utilize o Bullet Journal

caneta tinteiro sobre um caderno aberto
Reprodução: Aaron Burden na Unsplash

O bullet journal é um tipo de caderno pessoal, onde você pode se organizar, mas o principal objetivo dele é para escrever as suas reflexões sobre um determinado prompt. em inglês, há até um termo em inglês para isso, que se chama " bullet journaling". Essa reflexão sistemática vai trazer maior clareza 

Escrevendo, principalmente à caneta, faz com que você expresse as suas visões sobre um determinado tópico. Pra isso, você pode pesquisar "bullet journal prompts" para começar a refletir, aqui abaixo tem alguns. 

  • Quais são meus valores mais importantes na vida?
  • Quais são meus maiores pontos fortes e como posso usá-los mais efetivamente?
  • Quais são meus principais desafios ou áreas de melhoria?
  • O que me traz alegria e satisfação no dia a dia?
  • Quais são meus objetivos de curto, médio e longo prazo?
  • Como lido com o estresse e as adversidades?
  • Quais são minhas prioridades na vida neste momento?
  • Quais atividades me energizam e quais me drenam?

5. Interprete Feedback com Cautela:

   - Interpretar feedback é desafiador, mas necessário. Pergunte-se se há verdade no feedback antes de rejeitá-lo defensivamente. Aceitar críticas construtivas é uma forma de aprimoramento pessoal. Aqui de novo, temos que estar com o nosso senso crítico calibrado para avaliar se devemos ou não tomar ação a partir desse comentário. 

A partir desses passos anteriores, é o momento de você montar o seu plano de desenvolvimento pessoal, baseado nos pontos que você identificou. Para isso, eu vou te dar alguns conselhos baseado na minha experiência pessoal, livros e pesquisas de especialistas no tema.

7. Identifique Pontos para Desenvolvimento:

   - Escolha um ponto forte para aprimorar ainda mais e um ponto fraco para trabalhar. A limitação facilita a concentração e resultados tangíveis. 

   - Seja específico ao estabelecer metas. Evite generalidades; defina passos concretos para alcançar a melhoria desejada. Por exemplo, se você determinou que quer melhorar a sua escrita, não coloque " escrever melhor como meta". As metas devem ser os passos para conseguir o que você quer. 

Para alguém escrever melhor, essa pessoa deve saber as regras de acentuação, pontuação, ler mais para saber a grafia correta das palavras, etc. 


Autoconhecimento e Resiliência 

Nassim Taleb dando uma entrevista

Nassim Taleb, foto de Jonathan Fickies / Bloomberg

 Um trecho que me impactou bastante na obra Antifrágil, Coisas que se Beneficiam com o Caos, de Nassim Taleb,  logo de início foi: 

O resiliente resiste aos choques e impactos do mundo ao seu redor e permanece o mesmo, já o antifrágil melhora.

A ideia de antifragilidade pode ser aplicada à resiliência mental e emocional. Em vez de apenas superar adversidades, busca-se prosperar através da experiência, desenvolvendo uma mentalidade que enxerga 

Taleb destaca a importância da experimentação e da exposição a situações desconfortáveis para o aprendizado. Essa abordagem está alinhada com o processo de autoconhecimento, sugerindo que a experimentação e a aceitação de desafios pessoais podem levar a uma compreensão mais profunda de si mesmo. Uma leitura extremamente rica que eu recomendo ter como um livro de cabeceira, para ser lido sempre de tempos em tempos. Você pode adquirir a versão física do livro clicando aqui. 

Um exemplo que ele fala no livro é da Hidra de Lerna: "A Hidra é uma criatura semelhante a uma cobra da mitologia grega que vive no Lago Lerna, perto de Argos, e tem inúmeras cabeças.  Ou seja, toda vez que uma cabeça de Hydra era cortada, outra crescia em seu lugar. Duas cabeças brotavam de sua posição, e ela se tornava mais poderosa durante a batalha.

Em meio às complexidades da vida moderna, o autoconhecimento emerge como a bússola confiável que guia nossas escolhas e ações. Compreender a si mesmo transcende a mera busca por respostas; é uma jornada interior que se desenrola em camadas, revelando nuances de nossa identidade.

Ao traçar estratégias práticas para desbravar esse território desconhecido, percebemos que o autoconhecimento não é um destino, mas uma exploração constante. Diversificar experiências, ler vorazmente, dialogar com o mundo real, e interpretar feedback com cautela são passos tangíveis que nos levam a novas descobertas sobre quem somos.

A sinfonia da autoconsciência ressoa não apenas na compreensão de nossos pontos fortes e fracos, mas na aceitação da dinâmica entre resiliência e antifragilidade. Ao abraçarmos desafios e experiências desconfortáveis, não apenas resistimos, mas florescemos.

Este guia é mais do que um manual; é um convite para que se entregue ao processo, para abraçar a jornada interior com coragem e curiosidade. Na busca pelo autoconhecimento, não há destino final, mas uma contínua expansão de horizontes internos. Desejo-te que cada passo nesse percurso seja uma revelação, conduzindo-o a uma compreensão mais profunda e autêntica de quem você é e do potencial que carrega consigo.

Abraços, até o próximo artigo


Junte-se à nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp! 📜



Nenhum comentário

Postar um comentário

© Buckwheater | Autodidatismo & Carreira