Como se Tornar um Gênio da Matemática Estudando Sozinho / Buckwheater | Autodidatismo & Carreira

SLIDESHOW

Como se Tornar um Gênio da Matemática Estudando Sozinho

Guia para melhorar em matemática mesmo não sendo "de exatas".     


menina estudando matemática
Créditos: Greg Rosenke on Unsplash 


Se você não se sente confiante para fazer provas que tenham a matéria matemática, pesquisa " faculdades que não tem matemática, ou profissões que não exige matemática, talvez seja um sinal de que você precisa parar de correr desta disciplina, porque afinal, ela está presente em todo lugar, das ciências exatas até as ciências sociais 

Estima-se que 4 em 5 estudantes brasileiros não possuem conhecimento adequado de matemática. Se você  que está lendo este artigo faz parte desta estatística, vou te dar o passo a passo para melhorar em matemática. 


1- Mude a sua mentalidade sobre a matemática

Você pode achar que a razão para você não saber lidar com a matemática é porque não é a sua praia, e que algumas pessoas são naturalmente talentosas na área, e outras não. Mas o que você não sabe é que o que determina a aptidão de uma pessoa em uma área é o tanto de estímulo que essa pessoa recebeu ao longo da vida para se desenvolver

Estímulo gera curiosidade. Quanto mais estímulo para descobrir algo, maior será o interesse e receptividade para explorar algo novo. 

Antes mesmo de eu te mostrar os melhores materiais e ferramentas, você primeiro precisa mudar a sua visão e parar de enxergar a matemática como vilã. Veja-a como uma ferramenta poderosa que vai mudar a sua vida e fazer você ver o mundo de outra forma.

Entenda que, com o estímulo certo, você pode desenvolver suas habilidades matemáticas e superar qualquer desafio. Desapegue da ideia de que a matemática é difícil e abrace a oportunidade de aprender algo que pode abrir portas para inúmeras possibilidades em sua vida.


2- Aprenda o básico 

A matemática possui estudos sequenciais, ou seja, para aprender  próximo conceito adequadamente, você deve ter dominado o anterior. 

Para nortear os seus estudos da matemática, você precisa entender que ela é divida em três grandes principais áreas, que são a Aritmética, Àlgebra e Geometria. Separei abaixo os conteúdos de cada uma dessas áreas para você começar seus estudos. 

Aritmética: 

Ramo da matemática que lida com as propriedades e as relações dos números, especialmente as operações básicas como adição, subtração, multiplicação e divisão. Ela é uma das disciplinas mais antigas da matemática, e a que mais usamos no dia-dia. 

Principais conteúdos 

1. Números e Operações Básicas: A aritmética trata dos diferentes tipos de números, como naturais, inteiros, racionais e reais, bem como das operações fundamentais entre eles.

2. Propriedades dos Números: Estuda as propriedades dos números, como paridade, divisibilidade e propriedades das operações aritméticas.

3. Expressões Algébricas e Equações: Envolve a manipulação de expressões que contêm variáveis e a resolução de equações aritméticas para encontrar valores desconhecidos.

4. Sistemas de Numeração: Explora diferentes sistemas numéricos, como o sistema decimal, binário, octal e hexadecimal, além das conversões entre eles.

5. Múltiplos e Divisores: Trata das relações entre números, identificando múltiplos comuns e encontrando divisores.

6. Frações e Decimais: Lida com a representação e manipulação de quantidades fracionárias e decimais, bem como operações envolvendo esses números.

7. Porcentagens: Envolvem cálculos relacionados a partes de um todo, expressas como uma porcentagem.

8. Problemas do Mundo Real: Aplica conceitos aritméticos para resolver problemas práticos e cotidianos, como cálculos financeiros, medidas e proporções.


Álgebra: 

Ramo da matemática que lida com a generalização e a representação de padrões matemáticos, muitas vezes usando letras e símbolos para representar números e quantidades desconhecidas. Diferentemente da aritmética, que se concentra em operações básicas e números específicos, a álgebra desenvolve técnicas para resolver equações e expressões algébricas. 

Ela é usada para modelar situações do mundo real e resolver problemas complexos, desempenhando um papel crucial em muitas disciplinas, incluindo física, economia, engenharia e ciências computacionais. 

Principais conteúdos 

Expressões Algébricas: Usar letras e símbolos para representar números e coisas desconhecidas em matemática.

Equações e Inequações: Resolver problemas de igualdade (equações) e desigualdade (inequações) na matemática.

Funções:Estudar como números relacionam-se entre si, mostrando isso por meio de gráficos, tabelas ou expressões matemáticas.

Propriedades dos Números: Ampliar as regras dos números para situações que envolvem letras, permitindo cálculos diferentes.

Polinômios e Fatoração:Lidar com expressões matemáticas que têm várias partes e decompor essas partes em coisas menores.

Sistemas de Equações: Resolver grupos de equações que têm várias variáveis, encontrando os valores que fazem todas as equações serem verdadeiras.

Progressões e Sequências: Estudar padrões de números que seguem regras específicas, como aumentar de uma quantidade fixa (progressões aritméticas) ou multiplicar por uma constante (progressões geométricas).

Matrizes e Determinantes: Entender conceitos matemáticos chamados matrizes e determinantes, que são úteis em certos tipos de cálculos matemáticos avançados.


No site Math from Scratch, você encontra conteúdos com explicações sobre conceitos matemáticos do absoluto zero até o avançado. O site é em inglês, mas pode ser facilmente traduzido. 

Além dele, tem também o site Khan Academy, que explica os conceitos com lições em vídeo, e tem vários exercícios dentro da plataforma para treinar os conceitos. O melhor é que também tem o app, o que facilita muito os estudos. 




3- Treine todos os dias com exercícios

Além de internalizar as regras matemática, seja lendo algum livro ou vendo alguma aula, você só irá melhorar se praticar. Use as fontes abaixo, como apps com joguinhos matemáticos, questões, principalmente questões da obmep, para treinar a resolução de problemas. 

Você irá se deparar ao longo o caminho com algumas questões que parecem insolúveis, nesse caso, depois de ter tentado chegar a uma resposta com os seus conhecimentos atuais e não ter conseguido, o que você deve fazer é buscar a resolução da questão e analisar a partir de qual ponto você " travou".

App Khan Academy

Jogos de Matemática e Frações


4- Tenha um caderno.

Esse é meu principal conselho para aprender qualquer coisa, tenha um caderno, de papel, físico, para fazer as suas anotações

E não tem como contestar, escrever de lápis ou caneta no papel ativa no nosso cérebro áreas muito importantes para memorização, pois permite que você expresse com suas próprias palavras o que entendeu, indo além do simples ato de grifar trechos do livro. O processo de anotação ativa e a articulação do conhecimento são aspectos fundamentais do desenvolvimento cognitivo.e não é eu que digo isso, e sim Barbara Oakley, neurocientista e autora do livro Aprendendo a Aprender.  

Uma das principais ideias abordadas nesse livro são técnicas de aprendizado ativo e desenvolvimento de habilidades cognitivas. Se você quer se aprofundar para conhecer mais sobre a maneira que o seu cérebro aprende, esta é uma leitura extremamente recomendada. 

Aprendendo a Aprender -Como Ter Sucesso em Matemática, Ciências e Qualquer Outra Matéria


No canal " Quem lê enriquece", tem uma resenha e resumo com dicas para melhorar a leitura e aprendizado que acordo com o que foi abordado no livro, caso você queira dar uma espiada antes de investir no livro, fica a sugestão.



5- Crie questões e situações-problema 

Essa é uma dica exclusiva que você não deve ter ouvido antes por aí. Ao resolver questões, você vai trabalhar a sua capacidade de resolução e raciocínio, e ao criar questões, vai trabalhar a sua imaginação para aprender melhor. Porque você vai ter que usar sua cabeça para pensar sobre qual princípio matemático pode ser aplicado em determinada situação, você vai memorizar mais ainda os conceitos que foram usados. 

Eu usei muito essa estratégia para estudar com meus colegas, nós criávamos situações problema engraçadas para memorizar conteúdos. 


6- Conheça como o seu cérebro aprende matemática. 

Melhorar em matemática é uma meta de longo prazo, ou seja, não é um sprint , e sim uma maratona. Dar pausas curtas ajuda a mente a descansar e absorver informações de maneira eficiente. Programar breves intervalos equilibra concentração e relaxamento, melhorando produtividade e retenção de conhecimento. 

A prática da matemática envolve diversas atividades cerebrais complexas. Ao resolver problemas matemáticos, aplicamos o raciocínio lógico para identificar padrões, estabelecer conexões e desenvolver estratégias de solução. A memória de trabalho é fundamental, permitindo a retenção temporária de informações relevantes, especialmente durante etapas múltiplas ou cálculos extensos. O foco e a atenção sustentada são essenciais, pois detalhes precisos são cruciais para evitar erros

 A aprendizagem e memorização de conceitos matemáticos ativam áreas cerebrais associadas à memória, enquanto o processamento de linguagem matemática assemelha-se à linguagem verbal. Ou seja, aprender matemática é literalmente aprender um novo idioma, sendo esta língua expressa por números e símbolos, e as regras matemáticas as regras de gramática para expressar uma afirmação matemática. 

Com esse conhecimento em mente, você vai conseguir organizar os seus estudos da maneira mais eficiente para você. 

Se você quer aprender como montar sua própria rotina de estudos do zero, eu ensino o passo a passo neste post, onde eu te mostro como criar sua rotina de estudos independente 


Espero que este artigo tenha te ajudado a dar o primeiro passo para melhorar suas habilidades em exatas estudando sozinho, se você chegou até aqui, obrigada pela sua atenção, e até o próximo post :)



Junte-se à nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp! 📜


Nenhum comentário

Postar um comentário

© Buckwheater | Autodidatismo & Carreira