Como criar uma rotina de estudos autodidata / Buckwheater | Autodidatismo & Carreira

SLIDESHOW

Como criar uma rotina de estudos autodidata

Aprenda a criar um cronograma de estudos eficiente e dominar qualquer conteúdo com facilidade e conquiste o hábito de estudar diariamente


mulher digitando em computador sobre a mesa


Você precisa saber o que é uma rotina de estudos autodidata e como ela pode mudar a sua vida!
Desenvolver o hábito de estudar diariamente é fundamental para o sucesso acadêmico e profissional. A consistência no aprendizado não apenas aprimora o domínio de conteúdos, mas também fortalece a disciplina, a retenção de informações e a capacidade de aplicar conhecimentos em situações práticas.

Essa rotina é feita  por você e para você. Por isso ela é extremamente eficaz, porque ao conhecer suas individualidades e estilo de aprendizado, você saberá se planejar efetivamente, e aprender mais e melhor, sem ter que se matar de estudar.

Ela é perfeita para qualquer objetivo, como você verá abaixo, como: vestibulares concursos, idiomas, habilidades técnicas. Se você é ou deseja se tornar autodidata, esse post é para você!

Um exemplo de como ela funciona:

Quando você, no último ano do ensino médio, está se preparando para o Enem. A lista de conteúdos é imensa,e mesmo que você consiga estudar todos nesse curto período de tempo, você não conseguirá se aprofundar, por isso irá esquecendo boa parte do que estudou ao decorrer do tempo.

 Mas se você tiver essa rotina de estudos, você vai aprender com profundidade e não irá esquecer depois o que estudou
Agora, irei te ensinar a criar a sua, colocá-la em prática e obter excelentes resultados!



1- Conteúdos

Essa é a primeira coisa que você deve definir, e você deve definir isso com clareza. A primeira coisa que você deve fazer é sanar as suas carências educacionais, ou seja, conteúdos que você não assimilou ou tem dificuldade.  No caso de matérias cumulativas, (matemática, por exemplo), você precisa voltar aos conceitos básicos e dominá-los antes de você avançar no conteúdo.
Exemplo:
Estudar Matemática ✖️ muito vago
Estudar Álgebra ✔️ específico

Você agora sabe qual área você tem mais dificuldade, agora você deve pesquisar e listar todos os conteúdos dentro desse assunto.


2- Fontes e Recursos

Depois que você definiu todos os conteúdos que você precisa estudar precisamente, é o momento de escolher onde e como você vai estudar. Tu podes usar diversas ferramentas

Livros/apostilas 

A escolha do material certo faz toda a diferença. Procure o material mais adequado às suas necessidades e orçamento

Uma das vantagens de estudar com livros é que você pode, dependendo do tamanho, levar ele com você para revisar no transporte, e evita que seus olhos fiquem cansados devido a luz das telas.

Você pode encontrar diversas apostilas de excelente qualidade gratuitamente na internet, e estudar pelo pdf, ou imprimir as apostilas
Considere também pegar emprestado , e caso seu orçamento permita, comprar pode ser um excelente investimento.
Os livros fornecem um conteúdo de qualidade, que foi revisado por especialistas, apresentado de uma maneira organizada. Por isso, é sempre bom comprar livros se você quer se aprofundar no assunto e ter uma base sólida.

Youtube

Salvação para todo estudante, tem professores excelentes que disponibilizam vídeo aulas gratuitamente.
Pesquise os conteúdos e monte uma playlist de videoaulas. Na maioria das vezes você nem precisará ter esse trabalho, nos próprios canais os professores costumam fazer playlists de cada assunto, então você só precisa salvar. Assim, na hora que for estudar, já sabe por onde começar

Não menos importante, você também vai precisar destas ferramentas para estudar, tais como sites de resolução de questões, plataformas, apps, etc.

3. Tempo


É preciso reforçar que rotina de estudos e cronograma de estudos são duas coisas diferentes porém complementares, visto que a rotina é algo que você vai adquirir o hábito de segui-la diariamente, e o cronograma se refere ao tempo que você irá estudar algum conteúdo (cronograma semanal, mensal)

Então, depois que você definiu o que e como você vai estudar, você vai mensurar o tempo necessário para que você assimile o conteúdo. Calma, não o conteúdo inteiro, mas uma parte dele.
Por exemplo, não tem como mensurar em quanto tempo você ficará fluente em um idioma, mas você pode mensurar por exemplo:
Quanto tempo vai levar para que eu aprenda um vocabulário relacionado a frutas?

Use a lista de conteúdo e conte quantos tópicos, avalie o grau de dificuldade de cada um. Estabeleça um prazo firme e realista. Defina metas diárias, semanais e mensais e vá checando seu progresso.

Como encaixar na sua rotina
Analise a sua rotina diária e veja em qual parte do dia e quanto você pode adicionar esse novo. O ideal é que seja no mínimo 1 hora por dia, mas tudo bem se você puder dedicar apenas 30 minutos.

Escolha um horário que você possa ter o máximo de foco
Todo tempo estudado pode ser aproveitado, mesmo que sejam 15 minutinhos.
Lembre-se que quantidade não é sinônimo de qualidade.

Não fique virando noites estudando, a longo prazo pode ser muito prejudicial a sua saúde e ao seu desempenho. Crie um horário e siga todos os dias, até que isso se torne um hábito

4- Local


Procure um local sem distrações e que tenha o mínimo de conforto. Tenha seus materiais sempre organizados, para que no momento em que você for estudar não tenha que revirar a casa procurando canetas e cadernos.
Caso você não tenha uma escrivaninha, arrume seus livros em caixas, cadernos e canetas na mochila, assim, quando você for sentar para estudar, o seu material já está preparado.
No caso dos recursos online, faça uma pasta para os aplicativos, e salve os seus sites nos favoritos, e se inscreva nos canais que for estudar. Ou seja, defina claramente onde e como irá estudar


Colocando em prática

Agora, que você já identificou quais sãos os seus pontos fracos e o conteúdo que você vai estudar, onde e como você vai estudar, e separou uma hora do seu dia para estudar, é momento de colocar ela em prática. Para obter resultados você precisa

* Segui-la com disciplina
É válido lembrar que haverá dias que você não conseguirá estudar, ou ter um estudo de qualidade. Não há formula mágica. Mas deve haver disciplina, determinação e comprometimento da sua parte para que você obtenha resultados.

O objetivo dela não é que você apenas estude só "para passar " e sim para adquirir conhecimento que será útil e irá agregar valor à sua vida. Dedique 1 hora do seu dia para aprender algo novo e faça isso com entusiasmo, que você terá resultados magníficos.


Dicas bônus
1- Foque no progresso, não na perfeição: É muito comum as pessoas se frustrarem e desistirem de suas metas só porque não tiveram um dia tão produtivo. Mas acontece, nem todo dia será um dia perfeito, mas o importante é manter a consistência, porque é isso que trará resultados no longo prazo.
2- Quanto mais simples, melhor: Procure deixar o seu estudo o mais fácil o possível. Deixe tudo preparado na noite anterior, faça uma autoavaliação e veja o que dá certo pra ti

Espero que tenha gostado do 1° post do blog, Sinta-se a vontade para comentar, compartilhar e sugerir novos posts



Geovanna Ferreira 

3 comentários

  1. Parabéns pelo projeto do blog. Está maravilhoso ! Somos de áreas diferentes mas temos os mesmos objetivos. E um deles é levar conhecimento científico. Te achei pelo Twitter. Comecei com o meu blog em 2017. Ainda estou caminhando, mas se precisar de algo, estamos aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muito feliz com seu comentário! Fico imensamente grata em saber que estou ajudando as pessoas a aprender de alguma forma.

      Excluir
  2. Olá Geovanna ,muito bacana seu trabalho . artigo muito relevante
    Sucesso.

    ResponderExcluir

© Buckwheater | Autodidatismo & Carreira