Aprenda a definir suas metas com clareza / Buckwheater | Autodidatismo & Carreira

SLIDESHOW

Aprenda a definir suas metas com clareza

Ter uma meta clara é o primeiro passo para cumprí-la.  

girl holding a pair of glasses


Todos temos sonhos e ambições, mas a diferença entre os que sonham e os que realizam está justamente em elaborar metas de forma estratégica. Se você se sente perdido, não sabe muito bem por onde começar, este artigo é para você!


Os pilares para ter êxito em qualquer meta são; propósito, planejamento e disciplina.


 Propósito

É essencial pesquisar dentro de ti para descobrir o que você quer, o que e por que, e ambos devem ser fortes.

Assim, ter um alvo definido e saber o que te move é o que vai te fazer avançar em rumo ao sucesso.

Marta Arsénio cita em em seu ebook Transforma a tua vida através do autoconhecimento  que os desejos, suas metas e vontades são como uma cebola, que tem diversas camadas, e que você deve ir “descascando” até encontrar aquilo você ambiciona de verdade. Outro ponto importante de destacar é avaliar se sua meta é algo que vai te trazer satisfação e realização pessoal. Acho essa abordagem muito útil nesse processo inicial de encontrar seu propósito.

 Um mindset que vai te ajudar muito na tomada de decisões de qualquer área da sua vida é a Regra dos 5. Se isso não vai ter importância daqui a 5 anos, não gaste nem 5 minutos pensando nisso. Por isso eu acho relevante que independente da meta devemos manter uma visão de longo prazo.

propósito ≠ motivação                                                                                                        

Motivação é uma coisa passageira, quando essa euforia inicial passa, é quando a maioria das pessoas desiste. Caso você ainda não tenha encontrado um propósito, busque coisas novas, explore o mundo além da sua zona de conforto até descobrir. Ficar esperando a inspiração chegar para tomar ação irá apenas te manter na inércia.

 

Planejamentotraçando o mapa do sucesso

Agora que já temos um propósito forte, é hora de estabelecer como e quando você irá atingir sua meta.

Defina o que precisa ser feito hoje, esta semana, este mês e esse ano para planejar sua rota

Por exemplo, se você quer ler 12 livros ao ano, você deve ler em média 1 por mês, e considerando que tenham uma média de 200 páginas, deves ler no mínimo 6 páginas por dia.

É muito fácil se sabotar quando o prazo é grande. Lembre-se que tudo acontece hoje e agora, e o que você faz hoje e agora é que vai te trazer resultados amanhã.

 Conforme você for caminhando, é importante que vá ajustando a rota, de modo a chegar no seu destino no menor tempo possível.


          Seja comprometido com a sua meta, mas flexível na sua abordagem.

 

Disciplina:

Nosso tempo, dinheiro e disposição são finitos, portanto, a disciplina se baseia em ter rigor, estabelecer prioridades e ter comprometimento com os seus objetivos.

Ser rigoroso expressa exatidão, precisão. Você apenas irá alcançar resultados se agir rigorosamente. Por exemplo, para uma pessoa passar em um vestibular/concurso, ela precisa estudar rigorosamente.

Com relação a prioridades, é importante focar na atividade que tem mais impacto nos seus resultados. A todo momento temos que tomar decisões, e por mais contraditório que pareça, não decidir já é uma decisão. Logo, é essencial saber priorizar suas metas, não apenas no papel, mas que isso se reflita nas suas atitudes.

Em suma, a disciplina pode ser traduzida através de todos esses aspectos e ter o comprometimento e constância diária com seus sonhos.




2 comentários

© Buckwheater | Autodidatismo & Carreira