Ansiedade e Produtividade a seu Favor / Buckwheater | Autodidatismo & Carreira

SLIDESHOW

Ansiedade e Produtividade a seu Favor

Descubra como a urgência pode ser a chave para superar a procrastinação e alcançar o seu pleno potencial

pessoa segurando um relógio


"Eu farei isso mais tarde."

De maneira nenhuma. Grande parte dos meus sucessos ocorreu devido à minha ansiedade. Alguns podem achar isso surpreendente, mas a ansiedade, em sua dose controlada, é uma fonte de motivação gratuita. Sem ela, eu poderia facilmente ceder à preguiça e nunca alcançar meus objetivos. Não tenho um pingo de paciência pra isso :)

No entanto, o que muitos não percebem é que adiar constantemente as ações pode minar silenciosamente o nosso potencial. Alguns de vocês podem estar sofrendo com essa mentalidade tóxica, deixando oportunidades de lado sem sequer perceber.

Adiar coloca as ações em um patamar mais baixo na lista de prioridades, e parece que está tudo bem porque não conseguimos enxergar a devastação que isso causa. Afinal, nenhum de nós é vidente e pode prever o futuro.


A Urgência como Chave para o Sucesso

Se desejamos alcançar o sucesso, precisamos adotar uma perspectiva diferente. A mentalidade das pessoas bem-sucedidas, é tratar cada dia como se fosse o último. A urgência se torna a força motriz por trás de cada ação, porque as oportunidades não esperam a "hora certa" para serem aproveitadas, se você não aproveitar, outra pessoa vai. 

Apenas adie para amanhã o que você está disposto a morrer sem ter feito. Pablo Picasso)

Lembro-me de quando li essa afirmação pela primeira vez. Foi um alívio. Senti que estava no caminho certo, e minha ânsia de vencer não era pressa. Como jovens, ouvimos frequentemente que "temos todo o tempo do mundo". No entanto, creio que essa mentalidade cultural prejudicou nosso desenvolvimento pessoal e maturidade.

Muitos jovens adotam a ideia de que "está tudo bem" ficar em uma situação de inação. Vemos que é o caso de alguns jovens que não estudam e nem trabalham (nem-nem). Alguns acreditam que têm todo o tempo do mundo para decidir sobre a faculdade, carreira ou propósito de vida. No entanto, isso é um equívoco.


A Juventude como Oportunidade de Ouro

Minha mensagem é direcionada principalmente aos jovens, mas se aplica a todas as idades. A juventude é o seu tempo de ouro, uma fase em que você possui mais energia, vitalidade e menos amarras mentais e obrigações, proporcionando maior liberdade.

Vejamos um exemplo prático: Qual é mais fácil?

  • - Um jovem de 18 anos tentar um negócio inovador.
  • - Um adulto de 36 anos tentar um negócio inovador.

Apesar da experiência que o adulto possui, ele também carrega mais responsabilidades, o que limita seu tempo. Em contrapartida, o jovem dispõe de mais tempo para se dedicar ao projeto e uma mente aberta para aprender.

Na pior das hipóteses, se algo der errado, o jovem ainda terá tempo e disposição para buscar outros empreendimentos. Suas finanças também serão recuperadas rapidamente, e o aprendizado adquirido será inestimável. Por outro lado, para os adultos, as coisas se complicam devido a fatores como contas a pagar e responsabilidades familiares.

Abandone prazos abertos

Embora seja verdade que coisas boas geralmente levem tempo, a ideia de que "as coisas boas demoram" pode nos levar à procrastinação. Quando comecei a estudar inglês por conta própria, muitas pessoas duvidaram da minha capacidade e disseram que levaria anos para aprender.

Um princípio chamado "Lei de Parkinson" descreve que o trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua realização. 

Se um professor der a você 10 dias para fazer uma tarefa, provavelmente levará 10 dias. Mas se o prazo for de apenas 3 dias, o mesmo trabalho será concluído nesse período.
Isso ocorre porque nossa mente trabalha com os recursos disponíveis, não com o que é necessário. Isso também se aplica a outros recursos, como dinheiro. Se você recebe 2 mil reais para viver, encontrará uma maneira de gastar com eficiência. No entanto, se receber 20 mil, a tendência é não se preocupar em economizar.

Ao aplicar um senso de urgência em todas as áreas da sua vida, você verá as coisas se moverem dez vezes mais rápido. Os resultados começarão a se acumular exponencialmente, gerando um impacto transformador. Lembre-se de que, ao fazer o mínimo todos os dias para se tornar uma pessoa melhor, você estará à frente de muitos. O tempo está a seu favor, multiplicando seus resultados como um investimento que gera rendimentos em um banco.

A urgência é o antídoto para a procrastinação e a chave para desbloquear seu verdadeiro potencial. Portanto, não espere; comece hoje e aja como se o tempo fosse precioso, pois, na realidade, é.


Junte-se à nossa Comunidade Exclusiva no WhatsApp! 📜

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Buckwheater | Autodidatismo & Carreira