Estratégias para Gostar de Estudar
Aprenda de uma forma mais leve e divertida com essas técnicas !
Você já se sentiu sobrecarregado nos estudos? Vou te contar minha experiência de como eu enfrentei a desmotivação para estudar, tanto na escola, quanto para estudar assuntos que eu gosto.
Se você é leitor assíduo aqui do blog, já sabe que eu sou autodidata, por eu abordar muito esse assunto aqui. Para o autodidata, é ainda mais desafiador manter a disciplina nos estudos, porque não tem cobrança ou direcionamento externo para te manter fazendo o que precisa ser feito.
Os principais desafios que eu enfrentei foram conciliar trabalho e estudos e estudar com mais profundidade os assuntos que eu gosto. Por eu estar ocupada com várias coisas, acabei tendo uma fadiga mental, e não tinha mais prazer para estudar algumas coisas.
E esse é o sinal de alerta, quando você deixa de gostar e fazer as coisas que você gostava fazer.
Essa abordagem que eu vou te ensinar vai ser sua melhor amiga para mudar isso.
A melhor coisa que eu fiz, o melhor método, foi refletir sobre como eu aprendia quando eu era criança.Já percebeu que quando somos crianças, aprendemos muitas coisas, tudo ao mesmo tempo, mas não nos sentimos sobrecarregados? E ainda ficamos ansiosos por aprender mais, e mais e mais e....?
Tudo isso está relacionado com o senso de curiosidade
Uma criança jamais vai pensar que "tenho que estudar X horas líquidas hoje", " vou usar técnica tal para fazer essa anotação", "vou fazer um negócio aqui para memorizar tal coisa"....
Ela simplesmente faz as coisas intuitivamente, e dá certo porque o cérebro humano foi feito para aprender.
Então se você quer manter o prazer por aprender, faça exatamente o que você fazia quando era criança.
1- Mova-se
Faça alguma atividade física que você goste, e que seja de baixa resistência, no sentido que seja fácil de fazer e que tenha poucas barreiras/ desculpas para não fazer. Alguns exemplos são pular corda, dançar, fazer caminhada, andar de bicicleta, qualquer coisa pra te colocar em movimento e liberar endorfinas.
2- Experimente
Explore conteúdos e veja qual se adapta melhor a você sem pressão. Leia livros, veja vídeos, e analise quais assuntos te interessam e aonde você quer se aprofundar. Manter a mente aberta e um senso de curiosidade vai te levar longe.
3- Coloque a mão na massa
O que eu mais aprecio nas crianças é que elas não tem medo de errar ou de fazer algo não tão bom na primeira vez. Desenham boneco de palito, pintam fora da margem, escrevem com uma caligrafia um tanto desagradável esteticamente no começo, mas fazem.O principal problema dos adultos é que nós só queremos colocar em prática depois de ter passado um tempão " se preparando". Na maioria das vezes, a preparação se disfarça de procrastinação, então, não tenha medo de colocar a mão na massa. Algumas ideias de atividades práticas para colocar a mão na massa são:
- Criar um resumo ou um cartaz sobre um conteúdo
- faça slides e apresente para si mesmo
- crie um perfil nas redes sociais e fale sobre o assunto que você está estudando, o Tiktok por exemplo, você pode fazer vídeos curtos sobre qualquer coisa
Se você já terminou a escola como eu, e estuda sozinho, é fácil ficar dentro de casa enfurnado no quarto estudando o tempo inteiro, mas é importante manter as interações com o mundo exterior
Uma dica é participar, mesmo que online, de comunidades de pessoas que gostam dos mesmo assuntos que você. Lugares como Discord, Reddit, até mesmo o Instagram, são ótimos para se conectar com pessoas.
Além desses, procure eventos na sua cidade, como palestras e conferências para sair um pouco da rotina e fazer novos amigos.
Conclusão
Busque levar a sua vida acadêmica de maneira mais leve no geral, é normal a gente ter momentos que precisamos dar aquele "gás", mas está tudo bem estudar de maneira mais suave .
Sis this post was like a breath of fresh air among those "study like harvard students" . No bs and actionable steps! Thank you :)
ResponderExcluir